Emanuela Vunge
Advogada Sócia Fundadora
emanuela.vunge@leadadvogados.com

Responsável pela área de Direito Fiscal tem dedicado a sua actuação às áreas de Direito Público e Direito Fiscal, incluindo o contencioso fiscal, especializando-se, particularmente, em Recursos Minerais, Energia e Petróleo e Gás e Compliance corporativa.

Trabalhou durante uma década como compliance officer numa das maiores companhias de Petróleo e Gás em Angola e no Reino Unido, sendo, por isso, muito experiente em programas de compliance corporativo, negociações contratuais com foco em transacções de Petróleo e Gás.

Adquiriu muita experiência em matéria de fusões e aquisições com foco particular em due diligences e análise dos riscos de não-conformidade às normas aplicáveis e análise das implicações jurídico-fiscais em matéria de fusões e aquisições.

Ao longo da sua carreira tem prestado assessoria em diversas questões jurídico-fiscais, dedicando-se, assim ao contencioso fiscal e aduaneiro e em questões jurídico-laborais, sendo experiente em contencioso laboral.

Tem, ainda, marcado presença como oradora em conferências nacionais e internacionais (sobre Direito público e Direito Fiscal), sendo Autora de vários papers na área do Direito Público e do Direito Civil.

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto (2002).
Pós-Graduação em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto em colaboração com a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. (2003).
LLM em Direito do Petróleo e Gás pela Universidade Agostinho Neto (2009).
Mestrado em Ciência Política e Direito Público pelo Instituto Católico de Paris, França (2013).
LLM em Direito Societário Francês, Europeu e Internacional pela Universidade Pantheon-Assas, Paris II, França (2015).
Membro da Ordem dos Advogados de Angola.
Profissional de Compliance acreditada pela Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE).
Vice-Presidente da Mesa da Assembleia da JUTRA (Associação Angolana de Juristas de Direito do Trabalho).
Compliance Officer (2005-2015).
Associada Sénior na FBL Advogados (2015/2016).
Assessora Jurídica no UNHCR (2003-2005).
Assessora no Tribunal de Contas de Angola (2002-2003).
Advogada Associada – TSMI Advogados (2002/2005).
“Os Impostos locais e a redução das assimetrias regionais: um olhar sobre o processo iminente de descentralização I”, Jornal Mercado, 07.07.2017
“Os Impostos locais e a redução das assimetrias regionais: um olhar sobre o processo iminente de descentralização II”, Jornal Mercado, 14.07.2017
“Os Impostos locais e a redução das assimetrias regionais: um olhar sobre o processo iminente de descentralização III”, Jornal Mercado, 21.07.2017
“A propósito da liberdade de imprensa vs. intimidade da vida privada; breves notas” in RAD: Revista Angolana de Direito, Ano 2, N. 3 (2009), p. 199-206.
Tem publicado artigos de opinião em vários jornais e revistas.
Português, Inglês, Francês.